Carta aos representantes da ADB sobre perseguições políticas e ideológicas no Itamaraty



Prezadas e prezados representantes da ADB,

Cumprimentando-os, tenho a honra de parabenizá-los pela iniciativa dos webinars e pelo trabalho que a atual gestão tem realizado.

Preocupa, entretanto, noticiário recorrente sinalizando a ocorrência de perseguições políticas e ideológicas no Itamaraty. Para fins de subsídio, anexei a esta mensagem algumas referências recentes no debate contemporâneo sobre a diplomacia e a democracia brasileira.

Tendo em vista o Estatuto da ADB, em particular os artigos 2º e 3º, faço a seguinte consulta:

(i) A atual gestão da ADB teve ou tem conhecimento de perseguições políticas e ideológicas no Itamaraty?

Em caso positivo, quais providências foram tomadas?

Em caso negativo, como deve proceder o associado que eventualmente se sentir perseguido? Há algum canal ou procedimento específico para comunicação deste tipo de situação? A ADB oferece orientação a respeito? Há alguma espécie de comitê ou procedimento para que se apurem esses casos? O que se pode esperar da Associação na eventualidade dessas situações?

Cordialmente,


Antonio Freitas

Diplomata (licenciado)

Instituto Diplomacia para Democracia

Nota de Ex-Ministros da Defesa - 17/05/2020

“…A democracia no Brasil, mais que uma escolha, conforma-se como um destino incontornável, que necessita da contribuição de todos para o seu aperfeiçoamento...”

Aldo Rebelo; Celso Amorim; Jacques Wagner; José Viegas Filho; Nelson Jobim; Raul Jungmann


Nota Pública da Comissão Arns - 17/05/2020

“…Assistimos em 2019 ao desmanche de instituições e estruturas de Estado, em nome de alinhamentos ideológicos e guerras culturais…”

José Carlos Dias, Claudia Costin, José Gregori, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Paulo Sérgio Pinheiro, Paulo Vannuchi


“A Reconstrução da Política Externa Brasileira” - 08/05/2020

“...A fim de corresponder aos anseios do nosso povo e corresponder às necessidades reais do Brasil, a política externa...

…Requer também o engajamento do nosso corpo de diplomatas: uma política de Estado e não uma ação facciosa voltada para excitar os ânimos e exacerbar os preconceitos de uma minoria obscurantista e reacionária.

Nossa solidariedade e decidido apoio aos diplomatas humilhados e constrangidos por posições que se chocam com as melhores tradições do Itamaraty...”

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e ex-ministro das Relações Exteriores; Aloysio Nunes Ferreira, Celso Amorim, Celso Lafer, Francisco Rezek e José Serra, ex-ministros das Relações Exteriores; Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda, do Meio Ambiente e ex-embaixador do Brasil em Washington; e Hussein Kalout, ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência.



Revista IstoÉ, 12/04/19

“Ou segue a ideologia ou está fora… Em meio ao clima de caças às bruxas, diplomatas que não rezam na cartilha ideológica do governo preparam-se para deixar o Itamaraty. Competentes ou não, já receberam o recado: sairão por bem ou por mal…

Sob o comando de Ernesto Araújo, o Itamaraty virou palco de perseguições contra quem não concorda com a catilinária obscurantista do chanceler… Há, segundo diplomatas ouvidos por ISTOÉ, uma verdadeira perseguição macarthista no ministério…

…O maior incômodo é com as decisões administrativas de Ernesto. Uma delas seria a nova política de remoção, cujo critério para escolha das melhores representações nacionais mundo afora agora é a afinidade do interessado com a filosofia do novo governo, algo que nunca havia sido feito antes…”


Valor Econômico – 23/06/2020 - por Daniel Rittner — de Brasília

“Com guinada ideológica, Araújo abala as estruturas do Itamaraty

Para dentro e para fora da chancelaria, ministro acumula controvérsias

....Mesmo sem jamais terem feito declarações contrárias a Bolsonaro ou a Araújo, outros diplomatas respeitados pelos colegas ficaram meses sem função, gastando suas horas de trabalho na biblioteca do Itamaraty. Em comum, tinham passagens como assistentes do ex-ministro Celso Amorim ou do ex-assessor presidencial Marco Aurélio Garcia, em governos petistas… haveria infiltrados da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na área de informática e tecnologia do ministério…. Grupos de WhatsApp… hoje raramente têm troca de opiniões sobre política. Muitos relatam temor de manifestarem discordância e serem “dedurados”.

O clima é de humilhação e caça às bruxas”, diz o ex-ministro da Cultura e deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ… Ele encaminhou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a proposta de criar uma comissão de acompanhamento externo do Itamaraty...”

Prof. Guilherme Casarões, em “live” do CARI- PUC/SP, "A ultradireita mundial diante da pandemia", 14/06/2020

https://www.youtube.com/watch?v=TsdDKD1tTnE&t=6427s , trecho destacado a partir de 1h:58min

“....[Ernesto Araújo] promove uma caça às bruxas inédita, nem mesmo nos tempos de PT no seu auge ou de PSDB no seu auge a gente teve nada parecido com o que a gente tá vendo de perseguições ideológicas, fiscalização de curtida em redes sociais, silenciamento de diplomatas de carreira, ou o contrário, forçar embaixadores de carreira que estão em postos estratégicos a defenderem de maneira venal o presidente Bolsonaro diante de matérias não tão elogiosas na imprensa internacional... então você tem uma série de mecanismos que estão acontecendo no plano do Itamaraty que comprometem de maneira muito visível a própria sobrevivência institucional do Itamaraty como ele sempre foi...”


“Os limites do oportunismo vira-casaca no Itamaraty”

Hussein Kalout, O Estado de S.Paulo – 01/06/2020

“...No Itamaraty atual, a dimensão de política de Estado foi vilipendiada. Sinal disso é a exigência aos funcionários de uma fidelidade canina à ideologia extremista imposta à nossa diplomacia..

…A diretriz hoje vigente cobra fervor à causa...

… A atual diplomacia da ruptura reacionária tem transformado o Brasil num pária internacional, isolado em sua própria região e relegado a um ator de terceira linha, cuja única aposta é numa abjeta vassalagem ao governo Trump...”

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo